false, "\n\n", $arr_530 ) ) ); ?> false, "\n", $arr_530 ) ) ); ?> false, false, $arr_900 ) ) ); ?> Estudo sobre o projeto RECA / Project List - ODYSSEA Project

Estudo sobre o projeto RECA

Estudo sobre o projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado)

2016-2017

Coordenadores

Prof. Martin Coy, Gerhard Rainer

Locais

Amazônia Legal    
Rondônia    

Problemática

O RECA é um projeto de produção agroflorestal composto por 300 famílias produtoras e 100 trabalhadores sazonais em Nova  Califórnia - RO. O projeto, fundado em 1989, tem por objetivo oferecer uma alternativa aos usos prevalecentes do solo na região e, assim, contribuir para a diminuição do desmatamento na Amazônia. Hoje, o projeto RECA é considerado como um exemplo de boas práticas para o desenvolvimento sustentável na região amazônica e obteve reconhecimento não só do Estado como também de ONGS nacionais e internacionais, além de receber apoio financeiro do Fundo Amazônia.

Objetivos Principais

O projeto de pesquisa foi realizado no âmbito do programa de Mestrado em Geografia: Mudanças Globais - Sustentabilidade Regional, da Universidade de Innsbruck, na Áustria. O objetivo deste estudo foi analisar a estrutura funcional e organizacional do projeto RECA e examinar a sua replicabilidade. Para este fim, foram utilizados principalmente métodos qualitativos: entrevistas, análises de redes sociais, mapeamentos etc.

Resultados

A organização social e participação são a base para o sucesso do RECA. A agrosilvicultura representa uma alternativa econômica que contribui para a proteção da floresta e para o respeito da sociobiodiversidade. A exploração de novos  mercados agrega valor regional e, assim, fomenta a autonomia financeira do RECA.

Parceiros envolvidos

Universidade de Innsbruck

Financiador

Universidade de Innsbruck

Site 

"\n
\n\n", $arr_22 ) ) ); ?>