false, "\n\n", $arr_530 ) ) ); ?> false, "\n", $arr_530 ) ) ); ?> false, false, $arr_900 ) ) ); ?> Novas terras para o agronegócio / Project List - ODYSSEA Project

Novas terras para o agronegócio

A expansão espacial das redes de produção globais no contexto das cooperações Sul-Sul e das aquisições de terras atuais (Estudo de caso: Mato Grosso)

01/11/2018 – 31/10/2020

Coordenadores

Christoph Huber

Locais

Amazônia Legal    
Mato Grosso    

Problemática

Este projeto aborda as seguintes questões de pesquisa: Como a expansão da soja está relacionada com o atual fenômeno das novas apropriações de terras (land grabbing) ? Quais são as consequências territoriais da integração em redes globais de produção da soja? Como podem ser avaliados os impactos socioeconômicos e socioambientais da expansão da soja?

Objetivos Principais

Identificação das agro-estratégias (político-econômicas) e das dinâmicas de expansão da soja 2) Avaliação dos efeitos socioeconômicos e socioambientais de um desenvolvimento regional baseado na economia da soja.

Resultados

A economia da soja é caracterizada pela concentração da terra e intensificação de uso da terra. Além disso, a soja está se expandindo espacialmente por meio da transformação de pastagens em lavouras. A soja também penetra diretamente nas áreas naturais. No entanto, em geral, a expansão da soja é um fator indireto de desmatamento. A economia da soja contribui para condições socioeconômicas desiguais. Da mesma forma, as mudanças ecológicas, desencadeadas pela economia da soja, resultam em a uma situação desigual entre os beneficiários e os afetados.

Parceiros envolvidos

Universidade de Innsbruck, Universidade de Brasilia (UnB)

Financiador

Academia Austríaca de Ciências (Österreichische Akademie der Wissenschaften – ÖAW), DOC

"\n
\n\n", $arr_22 ) ) ); ?>